quinta-feira, 3 de julho de 2008

Agroal - A Nascente

O Rio grande de Thomar, tem como nascente o Agroal, termas estas que como muitas gente diz purfica a alma e cura doenças de pele e ossos.
Antigamente, no Verão, o Agroal estva cheio de pessoas: idosas, crianças, estrangeiros, locais... muita e muita gente...
Hoje em dia... poucas gente se vê... e a maior parte são meros curiosos, que já ouviram falar do milagre das suas águas e vêm conheçer...
Fotografias tiradas em 1964.


7 comentários:

Anónimo disse...

Caro Nuno:

O Rio Nabão NASCE muito mais a norte, nos Olhos d'Água de Ansião!!!

-> http://pt.wikipedia.org/wiki/Nab%C3%A3o

-> http://gps-sico.blogspot.com/2008/11/olhos-dgua-de-ansio.html

-> http://ansiaonews.blogs.sapo.pt/78835.html

De "termas" o Agroal não tem nada!!! As suas águas são quimicamente semelhantes a outras grandes nascentes cársicas de Portugal (ex: Anços, Alviela, Almonda, etc...). Estas água têm é muito esterco de pocilga!!! Talvez seja esse o segredo!!!

Anónimo disse...

Ó xôr Sm caso não tenha visto o blog todo... o autor refere a nascente perto de Ansião, como sendo "a outra nascente"... e de seguida escreveu que não se pode chamar rio quando este seca no verão... ou seja essa nascente é de uma ribeira...
Mesmo em Ansião ninguém chama rio... áquele regato.
Este só se torna rio no Agroal, a nascente que o sustenta todo o ano.

E como provavelmente não deve conheçer nem o Agroal nem o rio Nabão... eu posso garantir lhe que as águas que daquela terra nascem são puras e sagradas usadas desde séculos para usos medecinais...

Contudo não desminto nem confirmo pocilgas nas margens do rio... Mas se existirem tem de ser muito próximas da cidade! E caso hajam devem ser combatidas!
Mas neste ponto e como sou cidadão tomarense e quero o melhor para a minha terra, o caro Sm pode dizer onde existe essa pocilga, para que essas descargas deixem de existir... fazendo eu proprio uma queixa por escrito! Contudo preciso do local exacto... fico a aguardar uma resposta sua, ok?

Não desminto que a nascente seja cársica, pois o próprio autor do blog já o referiu... Contudo e acho que é de refirir a importância e qualidade das suas águas! Estas sim diferentes das outras nascentes!

Já que falou nessas nascentes posso afirmar que todas elas tem as suas caracteristicas e são muito interessantes, até podia ser um post interessante a postar neste blog (digo eu...).

É bom haver pessoas com opiniões diferentes... para que se possa gerar um debate produtivo... Contudo acho que é mau quando as pessoas pareçem ter ódio ou inveja daquilo que somos ou temos...

Abraço

P.S.: Parabéns Nuno! Bom blog!

Anónimo disse...

Caro Nuno:
Em 1º lugar venho pedir-lhe desculpa por não ter reparado que já tinha um post sobre a Nascente do Nabão em Ansião!!!

Caro João:
Agradeço a sua opinião!!! Agora dizer que EU não conheço nem uma nem outra nascente ou um outro local, está redondamente enganado!!!! Se afirma que em Ansião ninguém chama rio ao Nabão então aqui o senhor é que não conhece Ansião!!! E chamar-lhe REGATO!!! Aqui vejo que o senhor é que não conhece a Nascente em Ansião e o enorme caudal que emana!! Ao afirmar que um rio seco durante parte do ano não é rio mas sim ribeira, então não percebe o conceito de CARSO!!
Não me venha garantir qualidade de água nenhuma, só demonstra que não sabe do que fala. Se tiver Google Earth veja lá a pocilga no topo da bacia de drenagem do Agroal (descobra-a você, já que conhece bem o sítio demonstre lá que o conhece!!)-> eu não tenho que lhe demonstrar nada de nada!!
Sobre as ditas "termas" e sua propriedades "miraculosas", apresente-me lá um estudo cientifico relativo a isso mesmo, águas curativas ou não!!!
E sinceramente não estou a ver onde reside a tal inveja que fala!!! O senhor não me conhece de lado nenhum para afirmar o que quer que seja sobre este ou outro assunto relativo a esta área de Portugal. Garanto-lhe sim que já ando por aqui no terreno faz muito anos, por isso se calhar até o conheço melhor que você (em certos aspectos, claro!) e sei bem o que falo.

Cumps.
SM

PS: A sua agressividade ficou demonstrada no seu post, a minha veio por acréscimo!!!

Anónimo disse...

Viva Sm!
Não disse que não conheçe nenhuma das duas nascentes do Nabão, concerteza interpertou mal as minhas palavras!

Apenas disse que uma nascente que seca de VErão (não digo que todos, mas sim a maior parte dos anos!) não pode ser considerado um rio, pois não há rios que secam no verão... apenas ribeiras! O Agroal nunca secou! Percebe porque digo que o Agroal é a verdadeira nascente do Nabão, é claro que ele nasce em ansião... mas não como rio...

Não tenho google earth.. novas tecnologias não são comigo! Contudo se sabe onde são e se tiver provas que fazem descargas para o rio dê-mas que eu trato do resto... se não fizer das duas uma... ou não sabe de nada ou é mau cidadão e não gosta da Natureza! Porque quem gosta faz qualquer coisa para a defender!!!

Quanto à qualidade da água para uso termal não sou que digo... são os escritos deixados pelos antepassados já com dezenas de anos... Contudo se não acredita visite o local! Mesmo de Inverno já lá vi pessoas ao banho e garanto-lhe que não são massoquistas!

Apenas intrepertei os !!! como sendo uma maneira furiosa, raivosa ou exigente de dizer as coisas penso que numa conversa de 3/4 paragrafos usar !!! 4/5 vezes só pode querer dizer algo.... apenas constatei este facto...

De qualquer maneira não sou pessoas de gerar confusão e prefiro levar as coisas sempre pelo lado positivo... Se não gosta do Agroal não se preocupe pois o Agroal irá recebe-lo sempre bem!

Cumprimentos
João Martins

Anónimo disse...

Caro João:
Não vale a pena se chatear, mas...

Do Wikcionario (http://pt.wiktionary.org):

RIO: curso por onde passa água doce continuamente (ou durante épocas específicas do ano)

RIO TEMPORÁRIO: Rio cujas fontes (chuvas, afluentes de outros rios, neve) secam totalmente ou parcialmente em determinada época do ano, provocando uma seca parcial.

Do site
http://www.cig.ensmp.fr/~hubert/glu/PT/GF0723PT.HTM :

RIO CÁRSICO: Rio que nasce numa nascente cársica ou que flui através de uma região cársica.

-----------------------------------

O Rio Nabão tem as suas origens em (pelo menos) 2 nascentes cársicas (1 intermitente - Ansião e 1 perene - Agroal), logo é um rio cársico, o facto de a Nascente de Ansião secar no Verão transforma-o em rio temporário. Se porventura o Agroal alguma vez secar, o Nabão continuará a nascer mais abaixo na Mendacha.

Mais a Norte no Maciço Sicó-Alvaiázere, existe no concelho de Penela, a Nascente Cársica dos Olhos d'Água do Rio Dueça. Também esta seca na verão e o dito Rio deixa de nascer ali, mas não deixa de ser Rio Dueça.

Sobre a dita pocilga que lhe falei existir na bacia de drenagem do Agroal. Tem que se deslocar até às imediações da Avecasta (concelho Ferreira do Zêzere. Aí encontrará a tal (mega) exploração pecuária posicionada no topo da linha de água e numa zona de máxima infiltração, implantada naquilo que, analisando a cartografia militar 1/25000, parece ser uma grande dolina* aberta por processos fluviais. (*depressão fechada, típica dos terrenos cársicos)

NOTA
-> Não quero acusar esta ou aquela exploração, mas esta em particular tem dimensão e está implantada num sitio que a torna logo susceptível e suspeita de, mesmo pensando que se encontra a +/-6km em linha recta do Agroal).
-----------------------------------

Deixo-lhe algo que pode "sacar" da net enquanto faz as suas consultas:

http://www.ccdrc.pt/regiao/bacias-hidrograficas/mondego/anexo4.pdf

Anónimo disse...

... o agroal está sempre apinhado de gente... :D

Suraj disse...

hoje em dia é difícil conseguir empréstimos para habitação. tanto o seu empréstimo hipotecário quanto o seu empréstimo hipotecário e a disponibilidade de empréstimos fáceis para uma casa está em plena floração. esses empréstimos são simples, sustentáveis, facilmente disponíveis, muito flexíveis e feitos sob medida para os proprietários. a melhor parte de tudo isso é que quase todos os empréstimos ou instituições financeiras oferecem empréstimos com taxas altas, mas o sr. pedro oferece uma taxa de empréstimo baixa a 2 em troca de tais empréstimos comerciais, pessoais, hipotecários e automóveis. você pode entrar em contato com o sr. pedro em pedroloanss@gmail.com e número de telefone do Whatsapp: + 1-863-231-0632